domingo, 21 de março de 2010

+Informática 2: Um espaço onde as tecnologias são notícia

Apresentamos-te hoje a segunda edição da rubrica Mais Informática, um espaço da responsabilidade do projecto Inblog@r da nossa escola, o clube que promove a utilização das novas tecnologias, a construção de blogs e o domínio do phtoshop enquanto ferramenta de craição e exploração de imagens.
Assim, para esta segunda abordagem gostaríamos de apresentar-te e explicar-te alguns dos componentes internos de um computador.

Para começar temos a Motherboard ou Placa-Mãe esta placa serve como base para a instalação dos componentes de um computador. Ligada a esta podes encontrar o Processador, elemento responsável por realizar as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Pode-se dizer que é o cérebro do computador.

Sabias que o primeiro processador da Intel, em 1971, tinha a velocidade de 108 Kilohertz? Actualmente um processador pode ir até aos 3200 Kilohertz. Uma extraordinária evolução em cerca de 40 anos.

Num pc encontras também o Disco Rígido, sendo este o componente onde se armazenam todos os dados. O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando desligas o computador.

Por curiosidade sabias que o primeiro sistema de armazenamento em disco continha 5 Megabytes. Actualmente, qualquer computador doméstico tem pelo menos 500 Gigabytes! Incrível!

Passando ao próximo componente, temos a Memória Ram é um tipo de memória volátil, isto é, todo o seu conteúdo é perdido quando desligas o computador. Não podes confiar nela a médio prazo, no entanto uma boa memória Ram é fundamental para o desempenho do teu pc enquanto trabalhas.
Os primeiros computadores possuíam aproximadamente 4 Kilobytes de memória RAM. Actualmente, deverás ter pelo menos 4GB! Uma diferença abismal.

Um outro componente essencial é a Placa Gráfica é este componente que envia sinais do computador para o monitor, de forma a que possas ver as imagens. Esta componente é muito importante se gostas de jogar, ou mesmo de ver filmes com boa definição!

Temos ainda a Placa de Rede, é um dispositivo que permite a comunicação entre o computador e a rede. A função de uma placa de rede é preparar, enviar e controlar os dados para a rede. Sem este componente não consegues aceder à Internet, o que certamente não te agrada!

A Placa de som é responsável por enviar e receber sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador. Antes da invenção da placa de som, o computador apenas conseguia reproduzir um único som: um bip. Actualmente podes reproduzir áudio 3D para jogos ou som surround para reprodução de DVDs, além de poder capturar e gravar sons de fontes externas.

Temos também o Leitor de CDs e DVDs, estes podem armazenar qualquer tipo de conteúdo, desde dados genéricos, vídeo e áudio, ou mesmo conteúdos mistos.

Sabias que o primeiro leitor de CD`s possuía uma taxa de transferência de 150 Kilobits por segundo, isto é, 1 velocidade. Actualmente, o leitor de CD`s atinge 52 velocidades.

Genericamente, é esta a principal composição do teu PC em termos de componentes físicos, ou hardware, e é assim que tem vindo a evoluir o maravilhoso mundo da informática. Até para a semana com mais curiosidades deste maravilhoso mundo tecnológico.

Sem comentários: