quinta-feira, 22 de abril de 2010

+Informática 4: Um espaço onde as tecnologias são notícia

Para esta quarta abordagem do Mais Informática, uma rubrica do projecto Inblogar, gostaríamos de falar-te sobre as diferenças entre Software gratuito e Software livre. E por último dar-te algumas sugestões de programas gratuitos de grande interesse, bem como de alguns sites para ocupares de forma saudável e criativa os teus tempos livres.

Certamente já ouviste falar em software gratuito e software livre? Sabias que não significam a mesma coisa?
Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso. Este software gratuito implica muitas vezes o utilizador ter de pagar para aceder à funcionalidade completa ou tem um tempo limitado de uso gratuito.

Um software livre, também não necessitas de pagar mas para além disso tens acesso ao seu código fonte, ou seja, tens a liberdade de estudar como o programa funciona e até alterar este código.
Já ouviste falar no Sistema Operativo Linux? Este é um software livre e uma alternativa ao Sistema Operativo Windows. Existem diversas versões do Linux desenvolvidas a partir deste por pessoas individuais que criaram os seus próprios sistemas operativos. Exemplos: Caixa Mágica e Ubuntu.

Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso. Software livre ou "free software" é qualquer programa de computador cuja utilização é livre. Um programa licenciado como software gratuito não é necessariamente um software livre, pode não ter código aberto e pode acompanhar licenças restritivas, limitando o uso comercial, a redistribuição não autorizada, a modificação não autorizada ou outros tipos de restrições. O freeware diferencia-se do shareware, no qual o utilizador deve pagar para aceder à funcionalidade completa ou tem um tempo limitado de uso gratuito.

Existem diversos programas gratuitos que podes instalar no teu computador e que substituem os programas licenciados. Como por exemplo:

O OpenOffice é uma aplicação já utilizada por milhões de pessoas em todo o mundo para processamento de texto, folha de cálculo, desenho vectorial e 3D básico, apresentações e base de dados. Os documentos criados por este programa podem ser gravados em formato Microsoft Office e ainda no formato PDF.
O GIMP é um programa muito completo para editar fotos e compor imagens, com capacidades semelhantes às melhores ferramentas existentes tal como o Photoshop.

Ou ainda o Convertfiles: um serviço online que permite converter ficheiros de documentos, apresentação, imagem, audio, vídeo, etc. em diferentes formatos. Permite também a importação de vídeos do Youtube.

Para finalizar e para protegeres o teu computador aqui vão três sugestões de antivírus gratuitos: Avast Free antivirus, AVG Anti-Virus Free Edition e Avira AntiVir Personal Edition.

E para te divertires porque a informática não é só trabalho, sugerimos-te 2 sites para ocupares os teus tempos livres:

Primeira proposta Karaokee Party é uma aplicação de Karaokee, fornece músicas e letras e permite a utilização do microfone do computador. Uma boa sugestão para desenvolveres os teus dotes artístico-musicais.

Como segunda proposta temos o Gizmoz trata-se de um serviço online que permite criar avatares animados e divertidos e utilizá-los em redes sociais. Um outro tipo de ocupação dos tempos livres onde poderás, igualmente, desenvolver a tua criatividade.

Foram as notícias e as propostas do “mais informática” desta semana, esperamos que tenham sido do vosso agrado. Da nossa parte voltamos para a semana com mais momentos informáticos.

Sem comentários: