domingo, 16 de maio de 2010

+Informática 7: Um espaço onde as tecnologias são notícia

Apresentamos-te a sétima edição da rubrica Mais Informática. Então, para hoje gostaríamos de falar-te sobre a origem da Internet e a sua utilização nos dias de hoje.

Sabes o que deu origem à Internet?
A internet teve as suas origens no Departamento de Defesa americano, em plena guerra fria, quando o mundo assistia a uma corrida ao armamento, nomeadamente de capacidade nuclear. O governo americano, preocupado com a segurança nacional, decidiu desenvolver uma rede de computadores que permitisse a ligação entre as principais cidades americanas. O objectivo seria fazer chegar a informação aos militares, numa mais curta distância espaço / tempo, a qualquer cidade ameaçada pelo inimigo.
É assim que, nos finais dos anos 60, mais propriamente em 1969 o Departamento de Defesa Americano constitui a ARPA, que, basicamente, consiste numa rede de 4 computadores entre universidades. Estava lançada uma semente que não parou de crescer!
Durante os anos 70, os computadores de muitas Universidades, ligaram-se a esta rede. Estes computadores eram grandes equipamentos! Imaginas um computador com uma dimensão de vários metros?! É verdade, eram de facto enormes, principalmente se comparados com os nossos pc`s de hoje. Porém, a evolução da rede foi acompanhada pela evolução dos computadores. Assim, primeiramente a internet era apenas usada para fins académicos e científicos, que a utilizava no âmbito de uma partilha de conhecimentos de investigação. Hoje é usada pelo público em geral, graças aos computadores pessoais e para múltiplos fins!
No início dos anos 90 assistiu-se a uma expansão fulgurante da utilização da internet, devido aos avanços tecnológicos e à redução dos custos dos serviços de telecomunicações. Nesta altura contabilizaram-se cerca de 20 milhões de pessoas " ligadas " à net, num crescimento à razão de 1 milhão de novos utilizadores mês!
De acordo com a Internet World Stats, 1,73 bilhões de pessoas tinham acesso à Internet em Setembro de 2009, o que representa 25,6% da população mundial. Segundo a pesquisa, a Europa detinha quase 420 milhões de utilizadores, mais de metade da sua população, mas esse percentagem é reduzida para 6,8% em África.
Em Portugal estima-se que, no ano de 2009, 56% das famílias já possuíam computador, dos quais 47,9% com ligação à Internet.
Por agora é tudo, continuação de bons momentos informáticos, navegando e trabalhando em segurança

Sem comentários: